top of page
Buscar

Como transformar o nosso lar numa casa de férias

Foto do escritor: Carla RamalhoCarla Ramalho

Agora que chegaram as “férias grandes”, já apetece transformar a nossa casa num oásis de maresia e frescura. Claro que haverá sempre pessoas a dizer-me, “Carla, mas mudas a casa só para o Verão?”. A isso respondo que sim, que mudo, porque gosto que a minha casa acompanhe as estações do ano. Quando chega o Outono, também resgato as almofadas no sofá, os cestinhos de vime com as mantas, as cortinas de tecido grosso e o tecido felpudo da sala.

Além disso, acho que transformar a nossa casa numa “casa de férias” é um projecto engraçado para quem não pode ir passar 4 semanas fora ou para as famílias que não conseguem tirar férias na mesma altura. Mesmo que isso aconteça, o “mood” de férias está lá e o importante é estarmos confortáveis naquele que é, afinal, o nosso lar – que devia ser sempre mais confortável do que qualquer hotel ou AirBnB. Então, o que é que eu recomendo para transformar a nossa casa numa casa de férias?



Um toque de cor

Já aqui falei da importância de dar cor à casa no Verão e, no que toca a casas de férias, os azuis, o branco e o verde-água são reis. O branco porque torna a casa mais fresca ( não é por acaso que no Alentejo se caiam as casas no Verão!) e os azuis porque são perfeitos para uma decoração de inspiração naútica. Além disso, os níveis de humidade baixos são ideais para aproveitar esta época do ano para uma pintura de interiores.



Novas plantas

As plantas dão vida a qualquer casa! Como é Verão pode optar por plantas mais tropicais, como as dracaenas, ou pode ser mais prática e escolher plantas aromáticas que também pode usar na cozinha, como o manjericão ou a menta. E para quem gosta da decoração de inspiração Oriental, não posso deixar de mencionar os famosos bonsais. Aproveite agora que está de férias para criar e nutrir o seu jardim vertical na varanda ou para espalhar plantas pela casa!



Projectos DIY

Porque não aproveitar as férias também para fazer um projecto DIY que também possa mudar a decoração da nossa casa? E até incluir os filhos nesta etapa e ter mais uma forma de convívio com eles. Como para muitas pessoas as férias são um sinónimo de praia, deixo algumas sugestões. Um painel em macramé para a sala que nos faça recordar os nós dos marinheiros, um centro de mesa feito com conchas, “espanta-espíritos” feitos com búzios ou mobiliário de exteriores feito com paletes e almofadas.

A imaginação não tem limites, arrisquem e divirtam-se este verão.

 
 
 

Opmerkingen


© 2018 por Carla Ramalho - arquitetura de interiores. Todos os direitos reservados.

bottom of page